CONSELHO DE CULTURA É CRIADO EM DÁRIO MEIRA

Após a aprovação da Lei 008/2017 pela Câmara Municipal no mês passado (Agosto) que criou o Sistema Municipal de Cultura, institucionalizando assim, a Cultura de Dário Meira, pois tal lei, permitiu a criação da Secretaria de Cultura que ainda não existia no município. Recentemente a Cultura dariomeirense deu mais um passo na implementação do seu Sistema de Cultura.

Foi realizada nesta quinta feira (21/09/2017) uma reunião para a criação do Conselho Municipal de Política Cultural de Dário Meira. Nesta reunião estavam presentes: artistas, agentes culturais, produtores, representantes do poder executivo municipal, além de representantes do poder legislativo, todos empolgados com um único interesse (fazer valer o Conselho Municipal de Cultura de Dário Meira).

Na reunião foi lido o Regimento Interno do Conselho que após a leitura foi aprovado por unanimidade, em seguida realizou-se a formação da chapa para a Diretoria do Conselho, onde tivemos como participantes eleitos: Darquison Alves Santos (representante das Culturas Identitárias) como Presidente; João Ribeiro de Novais (representante das Culturas Populares) como Vice-presidente ambos representantes da Sociedade Civil; Lacides Vieira Costa e João Fernandes Santos Neto (representantes da Secretaria de Cultura) como 1º e 2º Secretários, representantes do poder público municipal.

Darquison (Kinho) e João Ribeira (Acaraci), sentiram-se lisonjeados com os cargos a eles confiado. Darquison pediu o apoio de todos na nova caminhada e elogiou aos representantes municipais de cultura do poder público (Alemão e João Fernandes) pela importância de se mobilizar e trazer para o Conselho o pessoal dos distritos, dando poder e participação a Ponto Novo, Acaraci e Planalto íris. João de Acaraci se emocionou ao relatar a importância que seus companheiros da cultura o havia dado, ao coloca-lo como vice presidente do Conselho, se comprometeu a caminha junto com os outros conselheiros na busca de melhoras para a cultura dariomeirense.

Lacides Vieira reforçou a importância da Secretaria de Educação em todo este processo, afirmando que se hoje há uma Secretaria de cultura e um Conselho de Cultura em Dário Meira, deve-se dar graças a pessoa da Secretaria Marivane Dias e do Prefeito William pela idéia de trazer pessoas responsáveis para cuidar da pasta da cultura.

Por fim, ouvi muita alegria, pois todos sabem que o Conselho Municipal de Cultura é um sinal de transparência administrativa e que para que o Órgão de Cultura (Secretaria de Cultura) funcione de maneira democrática e transparente é de extrema importância a criação de tal instancia de participação popular.

Postado por: Gilklério Limmascky / Departamento de Comunicação.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*